​OBJECTIVOS
O processo de ensino-aprendizagem, para além das disciplinas “tradicionais”, abarca questões importantes da vida quotidiana como educação para a saúde e prevenção do HIV e SIDA e de outras doenças, o respeito e cuidado pela comunidade e vida (diversidade humana, compaixão, amor, paz e beleza), integridade ecológica (diversidade ecológica, protecção do meio ambiente, direitos humanos), justiça social e económica (erradicação da pobreza, desenvolvimento humano, igualdade de género, dignidade humana, saúde física e espiritual), democracia, não-violência e paz (respeito e consideração). Portanto, estes valores devem estar conjugados na prática escolar na perspectiva da melhoria contínua da qualidade da educação.
 
O critério de selecção dos temas transversais deve ter em conta a urgência social (questões graves que se apresentam como obstáculos para o desenvolvimento humano e da cidadania) e abrangência nacional (pertinentes para todo o país, sem excluir a possibilidade de discutir localmente os assuntos de interesse da comunidade).
Têm como objectivos:
 
  1. reintegrar os assuntos numa visão mais ampla sobre a realidade que nos rodeia,
  2. integrar diferentes áreas e abrir espaço para a inclusão de saberes extra-disciplinares, que proporcionam o apreender da realidade e a discussão de temas do quotidiano,
  3. favorecer a compreensão da realidade e a participação social (os temas devem, no seu conjunto, possibilitar ao aluno uma visão ampla e consciente da realidade moçambicana e sua inserção no mundo.

 Com base nalguns temas transversais o Ministério da Educação tem alguns programas a decorrer, conforme pode verificar no quadro seguinte.

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PRINCIPAIS PROGRAMAS