MINEDH e MOVITEL lançam a plataforma M-Escola
Imagem da Notícia

​No dia 05 de Agosto de 2016, na sala de reuniões do edifício-sede do MINEDH, foi lançada oficialmente a plataforma M-Escola, na presença de vários convidados com destaque para Sua Excia o Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, o Embaixador do Vietname, em Moçambique, Nguyen Van Trung e da PCA da operadora Movitel, Safura da Conceição 

Trata-se de uma plataforma desenvolvida por uma equipa técnica conjunta da Movitel e do MINEDH, que visa melhorar a governação do sector e da escola em particular, melhorar o fluxo de informação entre escolas e com os Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia, Direcções Provinciais de Educação e Desenvolvimento Humano e o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano.

A plataforma M-Escola foi testada e entregue simbolicamente a 16 escolas da província de Maputo, que estiveram representadas na cerimónia, pelos seus Directores, num universo de 133 escolas envolvidas nesta fase piloto que se estenderá do corrente Mês de Agosto até ao próximo Mês de Dezembro.

Os Directores receberam da Movitel um Smartphone com a capacidade de suportar a plataforma, e através da qual, pode-se enviar, a partir da escola, aos órgãos competentes relatórios diários, trimestrais e ou mesmo anuais, registo de incidentes, partilha de boas práticas e de informação diversa de quase tudo que acontece no recinto escolar.

Na ocasião, a representante de todos os Directores de Escola, Anastácia Quitane, referiu que a plataforma visa garantir maior fluidez e rapidez na comunicação e circulação de dados, eficácia e transparência na gestão do processo educativo nas escolas, tendo como consequência, a melhoria no cumprimento dos prazos, na assiduidade e pontualidade, bem como a promoção da qualidade de ensino-aprendizagem. 

Por sua vez, Safura da Conceição, PCA da Movitel, fez saber que esta empresa apoia a Educação no âmbito da sua responsabilidade social por saber que, nos dias que correm, difícil é separar a Educação das TIC’s. Disse ainda que o gesto repetitivo é realizado sob o lema Conectando as Escolas. Por fim, ela convidou os outros parceiros da Educação a juntarem-se para conseguirem expandir para cerca de 13000 escolas existentes no país.

O Senhor Nguyen Van Trung, Embaixador do Vietname em Moçambique, fez referência das relações históricas da amizade entre Vietname e Moçambique, bem como ao período no qual o seu país passou a investir no ramo das tecnologias de informação e comunicação em Moçambique e no  âmbito da sua responsabilidade social, entrega hoje a plataforma M-Escola ao MINEDH.

Finalmente, Sua Excia, Jorge Ferrão, Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano vincou que o sistema educativo não poderia ficar alheio ao desenvolvimento tecnológico e que pretende-se beneficiar do advento da tecnologia para imprimir maior eficácia ao nosso desempenho, através da disponibilização de informação de qualidade para a monitoria das actividades de natureza pedagógica e administrativa e sempre que se mostrar necessário, tomar as necessárias decisões, no momento certo pois, coloca em permanente contacto a escola, o serviço distrital; a direcção provincial e o nível central de governação. 

IMG_5090.JPG IMG_5083.JPG

IMG_5129.JPG IMG_5043.JPG