Olimpíada Nacional de Matemática - 7ª Edição
Imagem da Notícia

​A Direcção Nacional do Ensino Secundário (DINES), realizou de 24 a 28 de Abril do ano em curso, no Distrito de Dondo, Província de Sofala, a fase nacional da 7a Edição da Olimpíada de Matemática. Este evento decorreu sob o lema A ciência ao serviço do desenvolvimento e contou com a participação de 26 alunos acompanhados por oito professores Pontos Focais da disciplina de Matemática. Não estiveram presentes as Províncias de Niassa e Zambézia, por não terem atingido os mínimos necessários e a Cidade de Maputo por incumprimento das normas. Alguns alunos apurados nas fases anteriores não participaram por se encontrarem já a frequentar o ensino superior.

Este tipo de evento é o culminar doutras fases (escolar/distrital e provincial) do mesmo do Movimento Olímpico Nacional, que junta vários estudantes de diversas Províncias, em princípio todas, para um encontro onde disputam, entre si, os lugares do pódio. Importa referir que os quatro alunos apurados vão participar nas Olimpíadas da CPLP na Cidade do Porto em Portugal, de 23 a 30 de Julho deste ano.

Este evento teve a participação de 18 rapazes e 07 raparigas com idades compreendidas entre os 15 e 18 anos acompanhados por 08 professores. Para além destes, a organização esteve a cargo de 03 membros da Comissão Científica da Olimpíada e 03 técnicos da DINES. Todos os alunos participantes e os professores acompanhantes foram honrados com certificados de participação e camisetes.

Os quatro primeiros classificados receberam medalhas (Ouro, Prata e Bronze) e trofeus. Em relação à premiação, o primeiro lugar teve direito a um Laptop, o segundo um Tablet e o terceiro e quarto lugares receberam telemóveis.

Assim, a atribuição das medalhas e trofeus aos concorrentes que mais se notabilizaram nesta competição de Matemática obedeceu a seguinte ordem:

1º Lugar: Delson Augusto, Província de Manica, Medalha de Ouro;
2º Lugar: Yunes Nazir Esep Amugi, Província de Inhambane, Medalha de Prata;
3º Lugar: Humberto Manuel Cintura, Província de Nampula, Medalha de Bronze;
4º Lugar: Karen Fernanda Herculano, Província de Maputo, Medalha de Bronze.

A sessão solene de encerramento que decorreu no dia 28 de Abril, no Complexo CAJUAL foi mais uma vez honrada pela presença do senhor Director Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano de Sofala e pela Directora do SDEJT em representação da excelentíssima Administradora do Distrito de Dondo que na ocasião manifestou o seu sentimento de satisfação pela escolha deste Distrito para a realização da fase nacional da 7a Edição da Olimpíada de Matemática.

Por sua vez, o presidente da Comissão Científica destacou o facto dos resultados desta época terem superado os da edição anterior, embora a quantidade dos estudantes tenha sido consideravelmente menor.

Ao tomar o uso da palavra, o Director Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano de Sofala frisou, tal como no seu discurso de abertura, o apelo à necessidade para dos seleccionados se empenharem na preparação para uma representação condigna do país na CPLP.

A realização deste evento contou com um forte apoio da Empresa de Telefonia Móvel a MOVITEL, da Multichoice Moçambique, SA e da Alcance Editores.

pa1.jpg  pa2.jpg
   Foto de família após a Sessão de Abertura​                          Alunos concorrentes preparados para mais uma prova do dia​


pa3.jpg           pa4.jpg
Alunos concorrentes em visita à Unizambeze​              Os quatro grandes vencedores da sétima edição 
                                                                                das Olimpíadas de Matemática​