​A Educação em Moçambique

A Educação representa uma das principais apostas do Governo Moçambicano dada a sua elevada importância para o progresso e desenvolvimento sustentável do país, posição que se encontra reflectida nos principais documentos orientadores e políticas governamentais bem como em termos de afectação do Orçamento de Estado ao sector.
O Sistema de Ensino Moçambicano é constituído por grandes vertentes - o Ensino Geral e o Ensino Técnico Profissional – que apresentam vários níveis de ensino aos quais está associado um determinado número de classes. Complementarmente, surge também o Ensino Superior, a Formação de Professores e a Educação de Adultos e Não Formal.


​O Plano Tecnológico da Educação e o Portal da Educação

​O Ministério da Educação de Moçambique, através de um processo participativo, concebeu e lançou em Novembro de 2011 o Plano Tecnológico da Educação (PTE), com os objectivos de criar uma visão estratégica integrada para a introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Sistema de Ensino e alinhar os principais agentes públicos e privados, nacionais e internacionais, em torno de uma visão e de um propósito comum.
O PTE inclui seis pilares e respectivas iniciativas e cobre as áreas chave para a introdução das tecnologias no sistema de ensino Moçambicano.
O Portal da Educação enquanto ferramenta por excelência para a comunicação e interacção entre todos os agentes assumiu assim um papel de relevo na implementação do Plano.